Jardins, Manutenção, Vasos, Gramados, Mudas

R: Guilherme Primo, 256 - Boituva
Fone/Fax: (15) 3263-2811

e-mail: bellaflorpaisagismo@terra.com.br

Acesse o nosso site oficial
www.bellaflorpaisagismo.com.br





ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO



Como tratamos com espécies vivas que nascem, crescem, florescem, frutificam e podem até morrer, o trabalho não se limita apenas ao projeto e a sua execução, mas em uma contínua manutenção dessas áreas.




Essas plantas, podem valorizar o jardim sensorial não só por seu perfume mas também por sua inegável beleza.


Vários Modelos de Vasos



Entendemos que o paisagismo precisa atender as necessidades e expectativas dos seus usuários.
Agradar os sentidos, gerar sensações, causar surpresas.





Lindas Flores e Folhagens para o seu jardim.


Curiosidades e Dicas:

Replante as suas tulipas
Para que a sua tulipa floresça no ano seguinte, tente os seguintes procedimentos.
Quando as flores morrerem, corte-as.Desenterre os bulbos da tulipa, limpe-os e armazene em um local fresco por aproximadamente 3 meses sem molhar
Plante-os em terra vegetal úmida e coloque o vaso no congelador por 6 meses.
Tire o vaso do congelador e deixe em local fresco e iluminado por 2 meses mantendo a terra úmida.
Volte o vaso ao congelador por mais 6 meses.Retire-o e deixe-o em local bem iluminado.
Em um mês você terá a tulipa florida de novo.



 
ORQUÍDEAS
Embora muitas orquídeas tenham perfume típico, lembrando muito o cheiro do chocolate, coco, do morango e, principalmente de flores, poucas variedades são comestíveis. Uma das orquídeas mais famosas é a Vanila edwalli, que produz a baunilha, originária do Brasil e da América Central.
A baunilha possui raízes grossas, folhas ovais e lanceoladas, de coloração verde-escura, flores verde-amareladas e o fruto, que é a própria “fava” da baunilha, é alongado, medindo cerca de 20 a 25cm de comprimento.
Antes de se transformarem nas favas marrons e adocicadas que conhecemos, as favas verdes são colhidas e passam por um longo processo de secagem, maturação e fermentação (responsável por seu rico sabor e fragrância), que chega a durar meses.
Devido ao seu alto custo, produziu-se uma substância sintética chamada vanilina, que nem de longe se aproxima do verdadeiro aroma de baunilha, isto devido à presença de outras substâncias que dão mais equilíbrio e intensidade ao aroma natural.
No mercado americano, a essência natural de baunilha ocupa cerca de 90% do mercado, enquanto a sintética fica com o restante. No Brasil, ocorre exatamente o contrário.

 

Deixando suas plantas de interior mais bonitas
Se sua planta de interior estiver com as folhas feias, lembre que dentro de casa é muito comum acumular poeira nas folhas pois não chove dentro de casa. Compre um produto chamado BRILHA-FOLHAS ( também pode ser lavado com sabão de coco) e passe nas folhas das plantas a cada 15 ou 30 dias. Suas plantas vão ficar bonitas e brilhantes. Lembre-se que essa dica resolverá o problema de poeira nas plantas, agora se o problema for deficiência nutricional ou outro qualquer o brilha-folhas( ou sabão de coco) não salvará sua planta.



CUIDADOS

Embalagem:

- Jacazinho de mandeira e sacos de estopa: a retirada não é necessária, principalmente se o torrão estiver bem firme.

- Lata: pode-se retirar apenas o fundo da embalagem se o torrão não estiver bem firme, senão retirá-la inteira.

- Plástico e nylon: devem ser retirados




Cova
No momento de executar o plantio, o ideal é fazer uma cova deixando aproximadamente 5 cm de cada lado do torrão da planta e 10 cm no fundo da mesma.


Pronto-socorro

No caso da planta murchar ou demonstrar que não vai bem, a melhor saída é retirar todas as folhas.
A planta perde água através das folhas e retira água da terra através das raízes, mas como ela tem poucas raízes nessa fase, acaba ficando desidratada e pode morrer. É por isso que nas épocas secas do ano ou em regiões secas como no nordeste Brasileiro as plantas derrubam sua folhas como auto-defesa.

 

Adubação
Colocar moderadamente o esterco que pode ser de gado, cavalo ou de galinha, até cerca de 20% da quantidade cúbica do torrão da planta.
Na falta pode ser utilizado adubo orgânico (cascas de frutas ou de legumes)

 

Água
Molhar uma vez ao dia sem exageros. Quando não for possível, fazer cobertura usando folhas de grama cortada, folhas de mato. Isso ajuda a manter a umidade.



ALGUNS NOMES DE FLORES E CURIOSIDADES

ROSAS

A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies naturais, todas de origem do hemisfério norte do planeta e predominantemente de climas temperados, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias.Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.




Crisântemo
Nome científico: Chrysanthemum spp.
É originário da China. Na China e no Japão referem-se a ela como a “materialização do sol”. É o emblema da casa imperial japonesa. Na China e no Vietnã está associada à longevidade, durabilidade, permanência, estabilidade, além de beleza e perfeição



Girassol

Características e Anatomia
Girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, de flores grandes - aprox. 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 m de altura, notável por "olhar" para Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.
Os girassóis sâo plantas originárias das Américas, domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro da planta que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.
Segundo a mitologia grega, certa moça, chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus do Sol Apolo e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.Por sua forma imponente, semelhante ao sol, está ligada à glória, respeito, dignidade.


Gladíolo
Nome científico: Gladiolus spp.
Originário da África do Sul.
“Palma-de-santa-rita” – é uma das mais populares no Brasil.

 

Helicônia
Nome científico: Heliconia brasiliensis.
É originária do Brasil e América do Sul (tropical).
Nome dado por Lineu, em 1711, em homenagem ao monte Helicon (Grécia), onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e suas musas.

 

Lírio
Nome científico: Hemerocallis.
É originário da China e Japão. Depois da rosa, é a flor mais utilizada na literatura e nas artes. Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transfornaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento e, nos funerais, significa a purificação da alma.


Margarida
Nome científico: Chrysanthemum leucanthemum
É originária de Pirineus (Europa Central).
Na mitologia romana, a ninfa Belides transformou-se nesta flor para escapar do assédio do deus da vegetação e das árvores frutíferas.
Conta uma lenda inglesa que uma fada alimentava um príncipe com comidas preparadas com esta flor para que ele nunca crescesse e nem perdesse a inocência infantil.

 

Orquídea
Conta-se que a rainha de Sabá, (há cerca de 3.000 anos) estava sem saber como presentear o Rei Salomão. Uma criada lhe ensinou; “Ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas”. Também desde a Antiguidade, é utilizada nas festas da primavera, na China, para afastar as influências negativas.
É a planta mais diversificada do planeta.

 

Tulipa
Originária da Turquia ou Pérsia, seu nome é inspirado no turbante (dulband) que lembra a forma da flor

 

Violeta

Nome científico: Saintpaulia ionantha.
Segundo a tradição, é o símbolo da primavera. É a flor de vaso mais vendida no Brasil.